Você sabe o que é no-code platform?

Por: uMov.me

No-code platform: você já ouviu este termo?

Atualmente, não basta apenas oferecer soluções para o desenvolvimento de aplicativos corporativos. Agilidade e praticidade viraram palavras-chave no mercado. É fundamental que se desenvolva meios para criar novas oportunidades.

Uma no-code platform é uma inovação que tomará o mercado para um futuro muito breve.

O que promete uma no-code platform é uma facilidade ainda maior para o desenvolvimento de soluções em aplicativos. O termo ainda é recente e, no caso do Brasil, pouco conhecido.

Pelo mundo, entretanto, ele já ganha espaço e é uma tendência para a nova geração que tomará o mercado de trabalho.

Aprender a desenvolver soluções mais práticas e sem complicação já era possível através de uma low-code platform. Agora, a no-code platform potencializa as possibilidades.

Descobrindo o que é no-code platform

Em uma tradução literal para o português, “no-code platform” poderia significar “plataforma sem código na nuvem”. Explicando objetivamente, uma no-code platform agiliza ainda mais o desenvolvimento de inovações para quem não é exatamente um desenvolvedor.

Na prática, isso significa que o desenvolvimento de soluções tecnológicas mobiles ficou muito mais fácil. Com o crescimento da no-code platform as interfaces, por exemplo, serão ainda mais intuitivas.

Nada de longos treinamentos para os funcionários ou códigos complexos: programar e utilizar aplicativos ficará cada vez mais simples.

A personalização dos aplicativos também é ainda melhor com a no code platform. Qualquer funcionalidade adicional pode ser incorporada sem nenhuma dificuldade ou necessidade de recorrer a um profissional. Isso é o futuro: praticidade.

Com o no-code platform não é preciso ser desenvolvedor para descobrir como ser um “programador” para a sua empresa. Não haverá a exigência de entender os códigos de programação ou criações aprofundadas. A facilidade do uso torna qualquer um apto à sua utilização.

A diferença entre no-code e low-code platform

O low-code platform já é um termo mais conhecido no mercado. A plataforma é caracterizada pelo desenvolvimento em baixa programação. Ou seja, sistemas online permitem que se crie outros sistemas/aplicativos com uma programação básica.

O benefício nesse caso também é a facilidade do desenvolvimento do produto. A low code platform é ideal para o desenvolvimento de aplicativos corporativos agilmente. Ela acelera a criação por permitir que pessoas sem conhecimento de programação possam desenvolver algo.

Isso é muito parecido com a no-code platform, certo? Porém, é preciso diferenciá-las. É justamente essa diferenciação que permitirá que você entenda qual é ideal para cada caso.

A verdade é que uma no-code platform é uma low-code platform com maior capacidade de adaptação a diferentes cenários. A ideia central que se precisa diferenciar é que a no-code platform é voltada para as necessidades específicas.

Assim, o desenvolvimento será focado exatamente para o que se deseja solucionar, por exemplo. Não é uma plataforma geral, mas, sim, muito bem pensada para casos específicos.

Quando há a necessidade de níveis mais elevados para personalizar um desenvolvimento, a no code platform se sai muito melhor. Ela oferece mais templates e outras funções personalizadas para a necessidade em questão.

O que é preciso fazer a partir disso? Apenas incluir na montagem do aplicativo as ferramentas disponibilizadas!

Em suma, o que uma low-code platform faz é diminuir a necessidade de códigos na ferramenta para torná-la mais simples. Já a no-code platform possui outro contexto. Ela é basicamente um passo a passo para transformar qualquer um com noções básicas em um criador de aplicativos.

O futuro é no-code

Por mais eficiente que as plataformas low-code já sejam, o futuro, definitivamente, é no-code.  A velocidade com que tudo muda, a necessidade cada vez mais complexa das empresas: tudo remete à necessidade da no-code platform. Ela não apenas oferecerá soluções facilitadas às empresas, como também irá otimizar os processos.

Em Portugal, onde o mercado de Tecnologia da Informação se destaca, há pesquisas apontando a tendência da no code platform. De acordo com um estudo da Futurscape Portuguese ICT Top 10 Predictions, até 2021 haverá grande avanço da nova plataforma. A expectativa é de que em três anos 25% das aplicações não serão criadas por profissionais como programadores.

É quase uma lógica mercadológica. A nova geração busca resolver tudo cada vez mais rapidamente e sem complicação. Na programação, a no-code platform busca oferecer justamente isso. O mercado de trabalho, em breve, irá se render aos novos profissionais e, automaticamente, à nova plataforma.

A Ew Sistemas TI

Entendemos que o futuro será uma grande participação no mercado das plataformas No-Code e Low-Code. Por isto, a Ew Sistemas TI está adiantando e criando diversos treinamentos/cursos na área de TI. Trazendo solução em curto espaço de tempo, aperfeiçoando os alunos que querem iniciar uma carreira de desenvolvedor NO-CODE/LOW-CODE na área de TI. Em breve, a Ew Sistemas TI estará disponibilizando uma área de membros. É igual a um clube de membros, onde estes membros pagam uma assinatura anual para acessar todo o conteúdo de forma ilimitado por um ano. Quando vencer o prazo, basta renovar a assinatura para continuar tendo acesso à Área Premium.

Ew Sistemas TI.

Fonte do Texto: umov.me