Recentemente O Globo publicou em seu site uma matéria para lá de interessante e ao mesmo tempo intrigante.

O título dizia: “Sem Programadores, empresas apostam em apps no estilo ‘faça você mesmo’. Com o crescente uso de ferramentas digitais no ambiente de trabalho, companhias recorrer às chamadas plataformas ‘low-code’. Matéria veiculada no dia 10/06/21 às 14:59 hs e assinada por André Machado. Todo o crédito ao O Globo e ao André Machado. Somente queremos “pegar” um gancho da matéria para debater um pouco.

Onde nós vamos parar por falta de profissionais do mercado de TI? Onde estão os melhores cursos de graduação do país? Não estão formando?

Eu sei, são muitas perguntas e também sei que são difíceis de respondê-las. Mas tentarei debater conforme dito anteriormente.

Faculdades e universidades existem, são diversas e algumas são excelentes com diversos cursos de ponta. Profissionais também estão sendo formados, alguns com bastante conhecimento de sobra para encarrar qualquer vaga disponível das mais disputadas. Como também há diversas faculdades e cursos com diversos problemas e não conseguem formar o profissional que o mercado de TI está precisando. Desta forma quanto mais avançamos, quanto mais as empresas precisam de tecnologia e a falta sentida destes profissionais com má formação, sem conhecimento prévio, aliás, sem conhecimento nenhum.

Ainda bem que existem as plataformas no-code e low-code, ainda bem que existem diversas ferramentas e pessoas aptas com as devidas formações para o profissional com este tipo de perfil. Somos a salvação da lavoura? Não digo que somos, mas fica a pergunta para ser respondidas daqui a alguns anos.

Quem sabe destes acontecimentos já estão correndo atrás, se aperfeiçoando, se capacitando para não serem pegos de surpresa. Porque sempre é ótimo para o profissional se reciclar, continuar os estudos, mudar de área etc.

Nós desenvolvemos e estruturamos um método de ensino com diversas ferramentas e plataformas de desenvolvimento sem códigos. Trata-se de um método único que é ensinado tanto criar e desenvolver sistemas desktop, web e aplicativos, ou seja, completo! Conheça este método no link.

Nossa preocupação é crescente e procuramos ajudar os alunos graduandos, profissionais de TI de qualquer forma. Tanto é que temos mensalmente a Revista Carreiras TI distribuída de forma gratuita no link.

Neste sentido, acabamos de abrir 5.000 (cinco) mil vagas para um curso 100% gratuito. É o Curso Profissional Desenvolvedor(a). Saiba mais aqui.

Ew Sistemas TI.